Perfuração de poços é uma das formas mais eficazes de se conseguir água potável quando não se tem acesso direto a sistemas fluviais ou água encanada. Todavia, você sabe a diferença entre os diferentes tipos de poços e como realizar a extração da água?
Em nossos trabalhamos semanais, é comum nos depararmos com dúvidas que algumas pessoas tem em relação ao tipo de poço mais adequado para seu caso e quais equipamentos são os mais indicados, como por exemplo: compressor artesiano, bomba “sapo”, bomba cilíndrica, etc
Por isso, publicamos esse artigo com o intuito de garantir que essas dúvidas sejam sanadas com o melhor esclarecimento possível! Leia até o final, que nós temos certeza que tudo ficará muito mais claro para você.
Poço Caipira
Também chamo de cisterna ou poço raso, é aquele poço cavado manualmente, geralmente cavado com mais de 1 metro de largura e profundidade de até 20m.
Estes poços alcançam a primeira camada de água subterrânea disponível, esta região é chamada de aquífero livre, pois a água tem maior mobilidade no solo, devido a porosidade das camadas.
Até 5m de profundidade:
Nesta faixa é comum utilizar bombas centrífugas ou periféricas, porém a bomba precisa ser instalada próxima a boca do poço para garantir que a água será bombeada.
Acima 5m de profundidade:
Existem diversas bombas que podem ser usadas nessa faixa, dependendo da profundidade, volume de água que se quer bombear e a distância que a água será jogada, as mais comuns:
- Bomba vibratória (bomba);
- Bomba Injetora.
Poço Artesiano
O Poço Artesiano tem como característica jorrar água espontaneamente, pois é perfurado para captação de água do subsolo e, portanto, não necessita do uso de bombas.
Poços artesianos têm, em média, vazão de água de 2 m³ (2 mil litros) e duram até quarenta anos.
Ótimo para você que é morador de condomínio, dono de hotéis, restaurantes, postos de gasolina, shoppings, ou se você é uma pessoa que busca um investimento que pode te gerar contenção de despesas. Com essa forma de captação é possível chegar a uma economia de até 50% no final do mês e é uma ótima estratégia se o seu intuito é se desvincular parcialmente ou totalmente da companhia de fornecimento local.
A água dos poços artesianos é retirada dos aquíferos, que são reservas de água subterrânea formadas pelas águas que se infiltram no solo e também nos espaços entre rochas. Essa água vai sendo filtrada, se tornando cada vez mais limpa quando caminha pelas rochas e pelos sedimentos. Assim, a água que jorra dos poços artesianos fica protegida de contaminação e em muitos casos não é necessário o seu tratamento para consumo.
Poço Semi artesiano
Capta água de reservas mais profundas e de melhor qualidade, entretanto é uma técnica de perfuração que demanda maior custo de equipamentos para bombeamento e retirada da água.
É necessário também se atentar às vistorias anualmente ou no máximo a cada dois anos, as chamadas manutenções preventivas.
Existem 3 formas mais utilizadas de bombeamento em poços semi artesianos:
- Compressor artesiano;
- Bomba Injetora;
- Bomba submersível multiestágio.
Futuramente faremos um artigo explicando a instalação de cada um desses sistemas.
Continue acompanhando nosso Blog para ficar por dentro das nossas dicas e informações, e fique ligadinho também nas nossas redes sociais, para acompanhar nossos serviços e atividades !
Facebook:
https://www.facebook.com/elshadayMG
Instagram:
https://www.instagram.com/elshadaypa/